1963 a 1971 Vespa 50 N V5A1T
Esta foi a Vespa mais popular entre os jovens. Se tratava de um modelo surpreendente e de facil manejo que apresentava um estilo atractivo e exclusivo, derivado dos modelos maiores. Desde a sua primeira aparição ao mercado em 1963, Piaggio a anunciou como jovem, moderna e sem necessidade de carta de condução. devido a uma lei da altura em Italia nem se precisava de matricula e podia ser conduzida a partir dos 14 anos.
O motor era completamente novo, com o cilindro situando em angulo de 45º que deixou se ser horizontal. A ultima scooter que desenharia D'Ascanio "la 50", constitui um mito na historia da Vespa. Desde essa data até hoje se hão fabricado mais de três milhoes.
Motor: monocilindrico de dois tempos refrigerado.
Diametro: 38,4 mm
Cilindrada: 49,77 cc
cv a rpm: 2,6 a 5800 rpm
Lubrificação: 2%
Carburador: Dell'Orto
Transmissão: 3 velocidade constante de malha
Velocidade Maxima: 40 km/h
Suspensão: Com mola helicoidal e amortecedor hidraulico em ambas as rodas.
Travões: Tambor
Pneus: 2,75 9"
Produção: 1963 a 1971
Numeração do chassis: V5A1T de 1001 - 283299
Unidades Produzidas: 5960 unidades
Cores Disponiveis: Verde 301 Piaggio (Max Meyer 12986301)
Gray Ametista 710 Piaggio (Max Meyer 12988710)
Red 847 Piaggio (Max Meyer 12985847)
Piaggio Azzurro 400 (Max Meyer 12987400)
Red 850