Em 1951 a Vespa se pôs em marcha para concorrer na mais prestigiada prova de velocidade, de 1km de duração.
Em 9 de Fevereiro entre o km 10 e 11 da Auto-estrada Roma - Ostia uma vespa com dois pistões horizontais opostos (17,2cv a 9500rpm) desenhada por Corradino D'ascanio e conduzida pelo piloto Dino Mazzoncini bate todos os recordes com um tempo de 21,4 segundos e a uma velocidade média de 171,1km/hora.
O motor de dois tempos estava ligado através de dentes e cada cilindro era servido por um carburador separado.
Motor: monocilindrico de dois tempos com dois pistões opostos.
Diametro: 42 mm
Cilindrada: 124,5 cc
Velocidade Maxima: 171,1 km/h
Suspensão: Com mola helicoidal na roda da frente, e mola helicoidal e amortecedor hidraulico na roda traseira.
Travões: Tambor
Pneus: 3.50 10" (realizado especialmente pela Pirelli para as provas)
Produção: 1951