1964 a 1968 Vespa 180 SS VSC1T
Em 1964, a Piaggio convencia com as scooters desportivas GS, tinham saido para o mercado há dez anos. Tendências de design industrial estavam a mudar e a empresa estava enfrentando uma pressão crescente dos Innocenti rival que tinha acabado de introduzir o TV200 elegante e poderosa. A GS160 estava a começar a parecer ultrapassada e agora muito defasados na corrida de desempenho. No final de 1964 a Piaggio estavam colocando os últimos retoques no novo sucessor à sua linha de gloriosas scooters desportivas GS: O GS180 "Super Sport".
Pouco antes do lançamento em Milão, a Piaggio finalmente deixou o seu nome chamado modelo GS 180 para o mais sucinto "Super Sport". Embora a Super Sport manteve o formato do mesmo núcleo que a GS160, incluindo o pistão do motor portados, localização roda sobressalente, suspensão e caixa de ferramentas legshield, seu estilo era completamente novo. O 180SS representou um novo marco em potência e desempenho para a marca Vespa.
Temas de design industrial foram mudando em meados dos anos 60. Onde as formas orgânicas da década anterior, e tudo a partir de telefones para frigoríficos onde incorporando um olhar mais angular. A SS 180 herdou várias sugestões de denominação do recentemente introduzido 150 GL e tomou-lhes um nível totalmente novo. Cowls Attack, o mais largo de qualquer vespa, e um pára-choque dianteiro agora com pronunciado quadrado fora bordas laterais. O alumínio de guarnição foi mantida a partir do GS só que agora de uma forma mais simplificada, sem curvas finais. A forma SS horncasting alterada para incluir um sulco longitudinal eo chifre "shell" padrão foi mudado para um olhar mais contemporâneo.Em 1968, o topo da horncasting foi novamente alterado para incorporar novo emblema Piaggio hexagonal. A estética angular continuou com o fone de ouvido que apresentava um farol trapezoidal, que ainda polariza parecer povos hoje. O farol trapezoidal foi substituído em modelos E.U. em 1968 pelo farol redondo do Rally 180. Modelos de bateria manteve a chave de ignição na parte superior do fone de ouvido e, como a GS160 todas as chaves de ignição eram idênticas "em branco". A bateria foi alojada em um suporte no centro do pneu sobressalente. Embora a Speedo SS manteve a mesma "garra" de forma a partir do GS, que era exclusivo para a SS. O mecanismo de movimentação interna foi redimensionada para acomodar um cabo grosso. Junto com o farol mais quadrada uma interpretação do deco a GS160 é "taillight foi fornecida.
Os freios a tambor, montagem de suspensão dianteira com mola combinada amortecedor. A mola / amortecedor formato foi posteriormente abandonado em modelos posteriores da vespa até a chegada da série P. Piaggio alongou os garfos dianteiros e abaixou a traseira da SS, que melhorou sensivelmente movimentação rodoviária sobre o GS160.
Cor também foi uma parte integrante do projeto e 60 de Supersport foi o primeiro quadro vespa grande que foi disponibilizado numa gama de cores. Hawthorn Branco foi produzido ao longo de toda a produção, três tons de vermelho para os respectivos anos. A SS também apresenta o seu estilo novo crachá para o intervalo de vespa. A fina emblemas de metal onde substituída com XXmm grosso crachás de alumínio escovado. O emblema legshield frente ler "Vespa SS" e um emblema novo tipo de letra cursiva traseira localizado logo acima da taillight exibida "Super Sport". De 1964 a 1967 o escudo tradicional forma de crachá Piaggio foi fixado para o início do elenco chifre. No último ano da produção SS Piaggio mudado para o novo emblema hexagonal eo quadro tornou-se, essencialmente, o mesmo que o 180 Rally, que a substituiu.